Meio Ambiente

10/08/2019

Ações de educação ambiental foram realizadas na abertura dos Jogos de Aventura e Natureza

Cerca de 200 árvores foram plantadas e 100 mudas distribuídas para a população de Matinhos. A tenda ambiental itinerante também esteve presente trazendo atividades educativas para crianças e adultos.



A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo também esteve presente no evento de abertura dos Jogos de Aventura e Natureza nesse sábado (10). Foram realizadas atividades de educação ambiental, plantio de árvores e distribuição de mudas.


“Estamos no coração da reserva da Mata Atlântica. Nossa função é equilibrar o desenvolvimento econômico com o meio ambiente, atraindo turistas para conhecer nossas belezas”, disse Márcio Nunes, secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.


A Paraná Turismo abriu as atividades nessa sexta-feira (9), no auditório da prefeitura de Matinhos, com o Seminário Aventura e Natureza no Turismo – Práticas Responsáveis. O diretor técnico, Rafael Andreguetto, e o diretor de marketing, Aldo Cesar Carvalho, falaram sobre Turismo Responsável nos destinos turísticos.


PLANTIO DE ÁRVORES – A diretoria de Políticas Ambientais da secretaria participou da abertura com ações de educação ambiental. “Além da tenda ambiental, foram entregues aproximadamente 100 mudas de plantas nativas - Aroeira, Araçá, Inga, Guanandi, Ipê amarelo e Pitanga - para população de Marinhos”, disse a diretora Fabiana Campos.


Ainda, foram plantadas mais de 200 mudas de árvores próximo ao Mercado do Peixe de Matinhos, em locais escolhidos pelos pescadores da região. Todas as mudas foram disponibilizadas pelo viveiro do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).


TENDA AMBIENTAL – A tenda itinerante trouxe ao evento atividades educativas sobre o meio ambiente para crianças e adultos do evento. Painéis com informações da Biodiversidade e de cuidados com o meio ambiente, um jogo gigante de tabuleiro com passeio ecoturístico pelo litoral do Paraná e Serra do Mar, pintura facial com ilustrações de animais marinhos, e outros jogos educativos, foram os principais atrativos da tenda.


PAINEL – Para registrar a presença de todos no evento, foi exposto um painel com uma árvore para as pessoas formarem as folhas com suas digitais e assinaturas. Também assinaram o painel o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o vice-governador Darci Piana, e o secretário Márcio Nunes.


JOGOS - São cinco etapas e 29 modalidades, passando 26 municípios. A primeira etapa acontece no Litoral, entre 10 e 18 agosto. Terá disputas de ciclismo, beach soccer, paraquedismo e bodyboard, além de clínicas, uma espécie de oficinas para ensinar a comunidade.


As atividades da secretaria irão acompanhar todas as edições dos Jogos.



Saiba mais sobre o trabalho da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo em:

https://www.facebook.com/desenvolvimentosustentaveleturismo/

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.