• Twitter
  • Facebook

Destaque

07/06/2018

Ecoespaço é instituído por Lei em Tijucas do Sul

A Prefeitura de Tijucas do Sul instituiu a Semana de Incentivo à Conscientização Ambiental e Atividades Ambientais, através da Lei N° 627, de 04 de junho de 2018, em comemoração ao Dia mundial do Meio Ambiente. A ideia é sensibilizar as pessoas sobre a importância da conservação da fauna e flora, da correta destinação dos resíduos sólidos e da preservação dos recursos hídricos, através da realização de atividades, palestras e exposições voltadas para a educação ambiental.

Para dar início às atividades da Semana foi escolhida uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (SEMA-PR), a implantação do Ecoespaço. Trata-se de uma estrutura de caráter itinerante e cunho pedagógico, instalada no Ginásio de Esportes Gibe. Na cerimônia de abertura estiveram presentes o prefeito de Tijucas, César Matucheski, o chefe do escritório regional do IAP, Lucas Umbria, representando o secretário de Estado do Meio Ambiente, Antônio Carlos Bonetti, a assessora de gabinete Danielle Tortato, cabo Augusto e soldado Nariane da Força Verde do Paraná, secretários municipais de Tijucas do Sul e Agudos do Sul, chefe do departamento de meio ambiente Ariane Nogueira dos Santos, fiscal do meio ambiente Letícia Cordeiro entre outros servidores de Tijucas e Agudos.

Com a apresentação lúdica realizada por Ângela Panizzi, que representou a sede do IAP em Curitiba, as pessoas puderam conhecer sobre a fauna, a flora, os biomas e a biodiversidade do estado, através de jogos educativos com os temas de educação ambiental, além do ônibus Eco Expresso da Sanepar e da exposição de animais do Batalhão da Força Verde da Polícia Militar do Paraná.

Durante seu discurso, a assessora de gabinete da SEMA, Danielle Tortato, parabenizou o prefeito César Matucheski e o Setor de Meio Ambiente de Tijucas do Sul pela iniciativa, enfatizando que é o primeiro município a demonstrar preocupação e comprometimento com o meio ambiente através de Lei, contribuindo com o desenvolvimento e a consciência dos cidadãos.

O prefeito César Matucheski agradeceu a presença de todos, falando sobre a importância da consciência e da educação ambiental. “Tudo o que fizermos hoje terá reflexo no futuro. Se formos bons cidadãos o meio ambiente nos recompensará. Se jogarmos lixo no chão, desperdiçarmos água, não cuidar do meio ambiente, iremos sofrer as consequências no futuro”, comenta o prefeito César Matucheski, que encerrou o evento entregando mudas de árvores aos presentes e a Lei N° 627, de 04 de junho de 2018, que institui a Semana de Incentivo à Conscientização Ambiental e Atividades Ambientais, aos representantes do IAP e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.