Destaque

02/03/2018

Seminário em Paranavaí capacita servidores da área ambiental

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos promove nesta quinta-feira (01), em Paranavaí, o 5º Seminário Regional do Meio Ambiente. O evento tem os objetivos de difundir o conhecimento técnico dos profissionais das instituições que integram o Sistema Estadual do Meio Ambiente e capacitar servidores dos municípios da região de abrangência da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar).

De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Carlos Bonetti, pretende-se que gestores ambientais municipais saiam do evento cientes das possibilidades de parceria e adesão aos programas estaduais de incentivo, além de possibilitar o contato direto com técnicos que podem oferecer o suporte necessário para o desenvolvimento das ações pretendidas, como a união dos municípios em consórcios para fiscalização e licenciamento ambiental dos empreendimentos de baixo impacto.

Bonetti acrescenta que o seminário é valioso no sentido de capacitar profissionais da área ambiental no âmbito dos municípios “O desenvolvimento sustentável do Paraná depende em grande medida da integração entre Estado e municípios, bem como do fortalecimento dos órgãos ambientais nas localidades, processo que exige melhor formação e eficiência dos servidores ligados à área ambiental”, destacou.

PAINÉIS - Já ocorreram painéis temáticos em que foram abordados assuntos como piscicultura, ICMS ecológico, pagamento por serviços ambientais (PSA), cadastro ambiental rural e educação ambiental, além da coleta e correta destinação dos resíduos sólidos.

Segundo o presidente do Instituto de Terras, Cartografia, e Geologia do Paraná, Amilcar Cabral, o evento é importante para dar visibilidade às ações desenvolvidas pelo ITCG e ao mesmo tempo disseminar o conhecimento dos profissionais que compõem o quadro da instituição. “Quando levamos os técnicos até o interior do Estado e transmitimos nosso conhecimento, melhoramos a qualidade da gestão ambiental nos municípios, auxiliando na preservação do meio ambiente e proporcionando uma vida melhor e mais saudável para a população do Noroeste”, disse.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na cerimônia de abertura o deputado estadual Tião Medeiros e o ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros. Também participaram autoridades regionais, representantes do setor produtivo, estudantes, sociedade civil organizada e técnicos da área ambiental.

 

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:

http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.