• Twitter
  • Facebook

Meio Ambiente

17/03/2017

Paraná conhece programas e projetos ambientais de Portugal

O Secretário de Estado de Meio Ambiente de Portugal, Carlos Martins, que esteve na capital paranaense esta semana, apresentou programas, projetos e planos de gestão ambiental implantados no país europeu para um auditório lotado, na manhã desta 6ª feira (17), durante palestra ministrada na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, em Curitiba.

Participaram da palestra, coordenadores da SEMA, técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e do Instituto de Terras, Cartografia e Geologia (ITCG), além de representantes do IBAMA e estudantes.

Com o lema “Planejar para mudar”, a equipe de meio ambiente de Portugal traz para o Paraná a experiência de quem é modelo de gestão ambiental em todo o mundo. “Nossos planos de gestão foram implantados nos anos 90, e desde então, somos referencias mundiais. Seja na questão hídrica, resíduos, mudanças do clima e educação ambiental, que ao nosso ver, é o programa mais importante que temos que administrar”, explica Carlos Martins, que considera os programas ambientais do Governo do Paraná, muito parecidos com o do país europeu. “Os programas implantados no Paraná são bem parecidos com os nossos. Isso significa que podemos trabalhar cada vez mais em parceria e trocar experiências enriquecedoras”, finaliza Martins.

O Secretário de Meio Ambiente do Paraná, Antonio Carlos Bonetti, apresentou a estrutura da secretaria, os planos e programas elaborados junto ao Governo do Estado. “Assim como Portugal, também acreditamos que a educação é a melhor forma de mudar a consciência ambiental das pessoas. A grande mudança vem disso e esse intercâmbio com outro país, referência mundial, é fundamental para aprendermos e procurar fazer cada vez mais e melhor”, explica Bonetti.

MODELO DE GESTÃO – o modelo de gestão ambiental de Portugal inclui programas de educação ambiental, tratamento e separação dos resíduos e controle da emissão de gases de efeito estufa. O país conseguiu zerar o número de lixões em cinco anos. Em um encontro realizado no Palácio Iguaçu, na quinta-feira (16), o governador Beto Richa recebeu a comitiva de Portugal, para discutir a gestão de resíduos sólidos no Paraná. Uma parceria foi assinada para adoção do modelo português em gestão de resíduos. A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) irá liderar o projeto no Estado, que envolve também as secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, do Desenvolvimento Urbano e o Instituto das Águas.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.