• Twitter
  • Facebook
  • RSS

Avaliação e monitoramento


No Estado do Paraná, um dos objetivos da Política Estadual de Recursos Hídricos é assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de águas em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos.
A gestão sustentada dos recursos hídricos depende de uma adequada quantificação/qualificação dos mesmos, controle e proteção a fim de garantir o uso múltiplo das águas e implementação de planos de prevenção e recuperação ambiental.

  • Monitoramento

Ações de monitoramento em Reservatórios


  • Indicadores de Índices de Qualidade da Água

A operação de uma rede de monitoramento de qualidade das águas origina uma grande quantidade de dados analíticos, o que dificulta sua compilação e apresentação de uma maneira sintética de ser entendida pelo público e pelos órgãos governamentais. Esta situação levou ao desenvolvimento, em vários países, de índices que procuram expressar a qualidade da água de uma maneira global, sintetizando os resultados dos diversos parâmetros analisados.

São apresentados abaixo, os índices comumente utilizados para a avaliação da qualidade das águas de rios, lagos e reservatórios:

IQA - Índice de Qualidade das Águas
IQAR - Índice de Qualidade de Água de Reservatórios
IPCA - Índice de Proteção das Comunidades Aquáticas
Avaliação da Qualidade da Água Através dos Macroinvertebrados Bentônicos - Índice BMWP 


  • Indicadores de sustentabilidade ambiental por bacias hidrográficas do Estado do Paraná

       Indicadores de Desenvolvimento Sustentável por Bacias Hidrográficas do Estado do Paraná - 2013

 


Recomendar esta página via e-mail: