• Twitter
  • Facebook
  • RSS

Ações de Educação Ambiental


  • Educomunicação Socioambiental


    Programa Nacional de Educação Ambiental ProNEAA Educomunicação é uma linha de ação do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) que cuida da articulação de ações comunicação para a Educação Ambiental. Em atendimento à Lei nº 9795/99, da Política Nacional de Educação Ambiental, esta linha de ação tem como objetivo proporcionar meios interativos e democráticos para que a sociedade possa produzir conteúdos e disseminar conhecimentos, através da comunicação ambiental voltada para a sustentabilidade.

    Texto-base para as ações de Educomunicação Socioambiental

(fonte: MMA - Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental - Departamento de Educação Ambiental)

 

 


  • ProNEA - Programa Nacional de Educação Ambiental

    ProNEA
    O Programa Nacional de Educação Ambiental orienta suas ações, de modo, a assegurar no âmbito educativo, a integração equilibrada das múltiplas dimensões da sustentabilidade - ambiental, social, ética, cultural, econômica, espacial e política - ao desenvolvimento do País. Com a regulamentação da Política Nacional de Educação Ambiental, o ProNEA compartilha a missão de Fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama), por intermédio do qual a PNEA deve ser executada, em sinergia com as demais políticas federais, estaduais e municipais de governo.

    Considerando-se a Educação Ambiental como um dos elementos fundamentais da gestão ambiental, o ProNEA desempenha um importante papel na orientação de agentes públicos e privados para a reflexão e construção de alternativas que almejem a Sustentabilidade.



  • Dia Mundial da Água

Cataratas do Iguaçu - Foz do Iguaçu - Paraná - foto Dênis Ferreira Netto

Cataratas do Iguaçu - Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil (foto Denis Ferreira Netto)

O Dia Mundial da Água é celebrado no dia 22 de março e destaca a importância da água potável e do manejo sustentável dos recursos hídricos. O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, através da Resolução A/RES/47/193 de 22 de fevereiro de 1993, como todo o dia 22 de março de cada ano . Um dia destinado a discussão e reflexão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

 Apenas 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo) apesar de dois terços da Terra serem constituídos por água. As fontes de água – rios, lagos e represas – estão sendo contaminadas e poluídas pela ação do homem, que constantemente vem destruindo o meio em que vive. O pouco de água doce que resta está ameaçado. A degradação resulta na falta de água para o abastecimento e consumo.

Declaração Universal dos Direitos da Água

No dia 22 de março de 1992, Dia Mundial da Água, a ONU divulgou um importante documento: a Declaração Universal dos Direitos da Água. Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes sobre a questão da água. 

Os temas anuais do Dia Mundial da Água são apresentados pela ONU-Água.


  • DIA 21 de setembro - Dia da Árvore

Dia da Árvore - acervo SEMA/PR



O Dia 21 de Setembro anuncia o equinócio que marca o início da primavera no hemisfério sul, estação que tem como principal característica o reflorescimento da flora. No Brasil, o amor e respeito pelas árvores como representantes da sua imensa riqueza natural deram origem às comemorações do Dia da Árvore nesta data.


O Decreto Federal nº 55.795 instituiu a Festa Anual das Árvores que tem por objetivo difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da Pátria e no bem-estar dos cidadãos.

 

 

ECO DICAS

 


  • Cartilha ECO DICAS


A cartilha eletrônica Ecodicas Paraná fala sobre as consequências do aumento da temperatura e traz dicas do que pode ser feito no dia a dia pela população para proteger a camada de ozônio e evitar o aquecimento global. A cartilha está dividida em seis temáticas comsugestões para reduzir a emissão de GEE nas áreas de Energia, Transportes, Agricultura, Florestas, Resíduos e Edificações.


  • Semana Nacional do Meio AmDia Mundial do Meio Ambiente 5 de junho Aumente sua voz não o nível do marbiente 

  • O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. O Dia Mundial do Meio Ambiente, também denominado WED, chama a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental. 

    Através do Decreto Federal nº 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.


    • Semana Nacional da Mata Atlântica


      Semana Nacional da Mata Atlântica 2011A Semana Nacional da Mata Atlântica foi instituída para valorizar o segundo bioma mais ameaçado de extinção do planeta: a Mata Atlântica. Desde o ano 2000 este evento é realizado a cada ano em uma cidade onde há ocorrência do bioma. Nessa data, governos e organizações que atuam em defesa do bioma chamam a atenção para a importância do engajamento de ações de recuperação e preservação da Mata Atlântica. A proteção e utilização do Bioma Mata Atlântica, patrimônio nacional, observarão o que estabelece a Lei da Mata Atlântica, bem como a legislação ambiental vigente.

      A Semana Nacional da Mata Atlântica 2011 foi realizada no Paraná, na cidade de Curitiba. O evento aconteceu de 25 a 27 de maio através de uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Rede de Organizações Não Governamentais (ONG´s) da Mata Atlântica.
                  Mapa da Área de Aplicação da Lei Federal 11.428, de 2006 (Bioma Mata Atlântica).



    • Hora do Planeta


      Hora do Planeta A Hora do Planeta é um movimento global para mobilizar a sociedade em torno da luta contra o aquecimento global, realizada desde 2007. Em um período de 60 minutos (correspondente a 1 hora) entre 20h30 e 21h30, no último sábado de março de cada ano, governos, empresas e a população de todo o planeta são convidados a apagar as luzes para demonstrar sua preocupação com as mudanças climáticas e em favor da conservação dos ecossistemas terrestres e aquáticos.




    Florestas para Água e Zonas Úmidas

    • Convenção das Zonas Úmidas ou Convenção de Ramsar 


             Dia mundial das Zonas Úmidas – 02 de fevereiro

      A finalidade da iniciativa do Dia Mundial das Zonas Úmidas é estimular a realização, por governos, organizações da sociedade civil e grupos de cidadãos, de ações e atividades que chamem a atenção da sociedade para a importância das áreas úmidas, para a necessidade de sua proteção e para os benefícios que a consecução dos objetivos da Convenção pode proporcionar. A cada ano, o secretariado da Convenção sugere um tema para as ações desenvolvidas pelas partes contratantes (MMA, 2011).
      Em 2011 no Dia Mundial das Zonas Úmidas o tema foi "Florestas para a Água e para as Zonas Úmidas" motivado pelo Ano Internacional de Florestas comemorado em 2011 e uma referência à relação das zonas úmidas com os ambientes florestais.



    • Biodiversidade, sabendo +


      Glossário Biodiversidade, sabendo +


      O Glossário “Biodiversidade, sabendo +” foi elaborado através da compilação de alguns termos utilizados por palestrantes e técnicos do Projeto Paraná Biodiversidade nos eventos de Capacitação e Educação Ambiental realizados para 63 municípios paranaenses.
      Os termos escolhidos são principalmente da área agronômica, biológica e educação ambiental. Para alguns termos muito específicos, a equipe técnica procurou simplificar para um melhor entendimento do público-alvo.

      Desejamos que este glossário venha contribuir para o esclarecimento de dúvidas conceituais, bem como enriquecer seu vocabulário sobre a conservação e uso sustentável da biodiversidade.



    • Os diferentes matizes da educação ambiental no Brasil: 1997 – 2007

      Educação Ambiental 1997 a 2007
      Em comemoração aos 10 anos da Política Nacional de Educação Ambiental - PNEA, Lei nº 9795/99, o Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente lança o livro "Os diferentes matizes da educação ambiental no Brasil: 1997 – 2007". Nesses 10 anos foi trabalhado para que, de fato, a Educação Ambiental se torne uma política pública e proporcione a consolidação da cidadania ambiental, com influência direta na democratização da gestão ambiental pública. O processo brasileiro está articulado com o cenário internacional, que desde a realização da Rio 92 nos alçou, enquanto nação, como liderança.

      A publicação traz uma linha do tempo da Educação Ambiental no Brasil, no período de 1997 a 2007, com sua história tão recente e tumultuada quanto sua importância e urgência para se conseguir revolucionar as precárias relações entre nós, seres humanos, e as bases de sustentação da vida no nosso planeta.


    Recomendar esta página via e-mail: