• Twitter
  • Facebook
  • RSS

A Política Ambiental do Governo do Paraná

Araucárias
O Paraná tem uma política ambiental definida. As suas diretrizes são o desenvolvimento sustentável, o desenvolvimento econômico e equilíbrio ambiental voltado à promoção social; a transversalidade, a política ambiental nas ações de todo o governo; a participação social, envolvimento e compromisso da sociedade para com as políticas e ações locais visando a sustentabilidade do ambiente global; o fortalecimento dos órgãos ambientais governamentais e; a educação ambiental, ações junto à escola, comunidade e setor produtivo para criar uma nova consciência e atitude para com os problemas locais.

Ainda, como parte da política ambiental interna, trabalha-se na criação de um Sistema de Informações Ambientais, disponível ao cidadão. Os dados do monitoramento das condições do ar, solo, água e dos diversos ecossistemas, inclusive algumas cidades, estarão disponíveis à comunidade paranaense. Mais informado, o cidadão decidirá melhor.

Um grande desafio a que se propõe o Governo do Paraná é o de implantar a política ambiental dentro de todo o governo, nas diversas secretarias, entendendo que esta questão, ou tem a transversalidade que se faz necessária, ou não é política ambiental!

O Programa de Meio Ambiente do Governo do Paraná tem o objetivo de conservar a biodiversidade através de instrumentos de controle da qualidade ambiental, mediante a gestão, conservação e recuperação dos recursos naturais, água, ar, solo, flora e fauna, e desenvolver instrumento de organização e gerenciamento dos limites de uso e ocupação do território paranaense. O programa justifica-se pela competência e necessidade do Estado de promover a gestão dos recursos hídricos e atmosféricos, biodiversidade e florestas, resíduos sólidos, controle e monitoramento ambiental, saneamento ambiental, gestão territorial e educação ambiental.
Recomendar esta página via e-mail: