• Twitter
  • Facebook

MEIO AMBIENTE

LOGO


INSCREVA-SE AQUI



AVISO: Em relação às oficinas temáticas do 4º Seminário Regional do Meio Ambiente (evento concomitante), a serem realizadas na manhã de sexta-feira (29), as inscrições devem ser realizadas no momento do credenciamento e especificamente para cada tema. Devido ao curto período de tempo e a multiplicidade de assuntos importantes, fez-se necessária a realização de oficinas em horários simultâneos. Portanto, o participante deverá escolher dois temas para inscrição em horários não conflitantes, um das 08:30 às 10:15 e outro das 10:30 às 12:15.


APRESENTAÇÃO


O Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais (PNC) foi concebido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) com o objetivo de impulsionar positivamente a gestão ambiental compartilhada, resultando em melhorias na realização das atividades técnicas e administrativas relacionadas à questão ambiental.

Nesse sentido, o PNC passa a atender aos anseios dos estados e municípios, como uma estratégia de fortalecimento do sistema nacional do meio ambiente – SISNAMA, por meio da capacitação de gestores, servidores, técnicos ambientais e outros atores sociais, com vistas a colaborar com a estruturação de políticas no contexto federativo, envolvendo a responsabilização e o empoderamento dos entes, nas três esferas do governo.

A metodologia utilizada busca desenvolver uma abordagem sistêmica e um conjunto de instrumentos de intervenção na realidade local, tendo a gestão ambiental como foco. Com base em conteúdos elaborados e outros elementos pedagógicos disponíveis, pretende-se que estes agentes se sintam seguros e apoiados para desenvolver a gestão ambiental em âmbito local, considerando a criação e o fortalecimento de instâncias como o órgão ambiental municipal, o conselho e o fundo municipais de meio ambiente.

A formação incluirá a realização de sucessivas aproximações e diagnósticos da realidade local, de forma que, no fim do percurso formativo, o gestor tenha ampliado sua percepção sobre as temáticas tratadas e esteja apto a atuar de forma planejada e contando com um elenco de parcerias anteriormente não visualizadas em prol da gestão ambiental de seu município.

A escolha pela modalidade semipresencial (16 horas presenciais e 80 horas a distância) deve-se à escala de matrículas que se pretende alcançar e também à dispersão geográfica dos municípios. O desenvolvimento do curso na plataforma Moodle permitirá a troca de experiências entre os envolvidos com a supervisão técnica de gestores ambientais que possuem expertise na temática e que atuarão como tutores do processo formativo.

 

PNC PARANÁ

Em nosso estado o programa é coordenado pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), em parceria com a Itaipu Binacional e MMA. O lançamento oficial do programa foi realizado no dia 07 de junho, em Foz do Iguaçu, e contou com a presença do Ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho; do Governador do Paraná, Beto Richa; dos Secretários Nacionais de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Edson Duarte, e de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental - SRHQ - Jair Vieira Tannus Junior, do Secretário de Estado do Meio Ambiente, Antonio Carlos Bonetti e do Diretor-Geral da Itaipu Binacional, Luiz Fernando Vianna. Na oportunidade, foram firmados Acordos de Cooperação Técnica entre as instituições.


4º ENCONTRO FORMATIVO DO PNC-PR E 4º SEMINÁRIO REGIONAL DO MEIO AMBIENTE

O Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMA, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente – MMA e Itaipu Binacional, CONVIDA os prefeitos e gestores ambientais dos municípios da região Sul e Sudeste do estado (Curitiba e Região Metropolitana, Ponta Grossa,  e litoral) a participar do 4º Encontro Formativo do Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais – PNC-PR e do 4º Seminário Regional do Meio Ambiente. Os eventos serão realizados nos dias 28 e 29 de setembro, em Curitiba. A solenidade de abertura, bem como a palestra magna e demais oficinas, acontecem a partir das 8:30, no campus da UniCesumar, localizado na rua Itajubá, 673, bairro Portão. 


PROGRAMAÇÃO


Local: UniCesumar - Rua Itajubá, 673   -   Portão   -   Curitiba-PR   -   Fone: 41-3389-7000


Dia 28/09/2017

08:30 -  09:00

Entrega de material

09:00 -  10:00

Abertura

10:00 - 11:00

“Gestão Ambiental na Escala Municipal”

Eduardo Felga Gobbi

11:05 - 12:00

“O Papel do Município na Construção de um Brasil Sustentável e sua Relação com o Ministério Público Ambiental”

Dr. Edson Luiz Peters - Procurador do Ministério Público do Paraná

12:00 - 13:00

Almoço

13:00 - 16:00

“Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P”

Rafael Jó Girão - Consultor MMA/ONU Meio Ambiente

16:10 - 17:30

“Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS Paraná:

Uma Agenda de Desenvolvimento Mundial”

Murilo Wenzel Luiz - Gestor Ambiental/Sanepar.





















Dia 29/09/2017

 


08:30 – 10:15

1 - “Cadastro Ambiental Rural - CAR”

Mariese Cargnin Muchailh - Instituto Ambiental do Paraná – IAP

2 – “Programa Agricultura de Baixo Carbono - Plano ABC”

Renato Viana  -  Emater

3 – “Aspectos Legais da Arborização Urbana”

José Volnei Bisognin  -  Instituto Ambiental do Paraná – IAP

4 - “Incentivos econômicos para o produtor rural: Pagamento por Serviços Ambientais – PSA/RPPN”

Sueli Ota  -  Coordenadora de Biodiversidade e Florestas/SEMA

10:30 – 12:15

5 - “Mudanças climáticas, Meteorologia e Defesa Civil”

José Rubel - Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas Globais/SEMA

Dr. Flávio Deppe - Sistema Meteorológico do Paraná-Simepar

Cap. Romero Nunes - Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil/SESP

6 – “ICMS Ecológico”

ICMS Ecológico por Biodiversidade

Dr. Francelo Mognon - Chefe DEC/DIBAP/IAP

ICMS Ecológico por Mananciais de Abastecimento

João Lech Samek  -  Instituto das Águas do Paraná

7 - “Sistema Estadual de Recursos Hídricos”

José Luiz Scroccaro  -  Coordenador de Recursos Hídricos/SEMA

Everton Luiz da Costa  -  Diretor de Gestão de Bacias hidrográficas/Águas Paraná

8 - “Programa Integrado de Conservação do Solo e Água do Paraná – Prosolo”

José Tarciso Fialho  -  Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento – SEAB

12:15 – 13:30

Almoço

13:30 – 18:00

"Elaboração de Projetos e Captação de Recursos"

Rejane Pieratti  -  Consultora MMA



Informações pelo telefone (41) 3304-7775 ou e-mail: sema-gabinete@sema.pr.gov.br



LOGO SEMA     LOGO MMA LOGO ITAIPU

Recomendar esta página via e-mail: