• Twitter
  • Facebook
  • RSS

Inventário Florestal Nacional-Paraná

A Secretária Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos contratou a etapa final do Inventário Florestal do Paraná. O estudo identificará áreas prioritárias para conservação e recuperação de ecossistemas degradados, além de fundamentar a formulação de uma política florestal.  Este estudo vai mostrar a quantidade e a qualidade das florestas em todas as áreas do estado, com a identificação de cada árvore da parcela – área amostrada, com nome científico, altura, e várias outras informações que permitirá melhor conhecer as florestas locais. 

O Inventário Florestal Nacional no Paraná – IFN/PR foi dividido em três Fases para fins de facilitar a executarão do levantamento em todo o Estado. 

A Fase I ocorreu nas mesorregiões Sudeste, Centro-Sul e Centro Ocidental Paranaense onde foram levantados 152 Unidades Amostrais de Registro (UARs), tendo sido coletado 3.400 amostras botânicas entregues ao herbário do Museu Botânico Municipal (MBM) de Curitiba.

A II Fase ocorreu nas mesorregiões Oeste, Noroeste, Norte e Norte Pioneiro Paranaense levantando 237 Unidades Amostrais de Registro (UARs). Nesta Fase foram coletadas 5004 amostras botânicas que foram entregues ao herbário do MBM.

O levantamento da III Fase do Inventário Florestal Nacional no Paraná nas mesorregiões do Sudoeste e Centro Oriental Paranaense, e Metropolitana de Curitiba, finalizará os levantamentos do inventário Florestal do Estado. Ao todo já foram levantadas mais de 20% das últimas 161 Unidades Amostrais de Registro (UARs), sendo coletado até o momento 2230 amostras botânicas também entregues ao MBM.

Esse levantamento permitirá o conhecimento qualitativo e quantitativo das florestas e biodiversidade paranaense possibilitando assim a elaboração de políticas públicas de maior eficácia para o estado do Paraná.  


Links de interesse:

Inventário Florestal Nacional

Inventário Florístico-Florestal de Santa Catarina

Recomendar esta página via e-mail: