• Twitter
  • Facebook

Corredor das Araucárias e do Rio Paraná e Mosaico Lagamar

Tem como objetivo apoiar a articulação das instituições governamentais e não governamentais na promoção da gestão ambiental territorial nos municípios abrangidos no Paraná por meio da criação dos Corredores das Araucárias e o Corredor do Rio Paraná e o Mosaico de Unidades de Conservação do litoral Sul do Paraná e São Paulo e Litoral, região do Lagamar compõe um imenso estuário nas regiões de Iguape e Cananéia (SP) e da Baía do Paranaguá (PR), o denominado Complexo Estuarino de Iguape e Cananéia (SP) e Paranaguá (PR) e também mais ao sul, encontra-se a baia de Guaratuba com um complexo estuarino similar.

 

O Corredor das Araucárias tem como meta o desenvolvimento de ações estratégias de conservação da Floresta Ombrófila Mista, popularmente conhecida como Floresta com Araucárias, que dos 200.000 km² que ocupava originalmente (Hueck, 1972; Maack, 1968; FUPEF, 2001), mais de 40% encontravam-se no Paraná. O corredor abrange áreas dos estados do Paraná e Santa Catarina, englobando 139 municípios.

 

O Corredor do Rio Paraná abrange uma área de aproximadamente 85 mil km², envolvendo 7 estados da Federação e 297 municípios. Em uma das ações foi a identificação de 11 áreas prioritárias para conservação, proporcionando a conexão física entre unidades de conservação ou remanescentes de vegetação nativa. Cinco, das áreas identificadas, estão total ou parcialmente no Estado do Paraná.

 

O Mosaico de Áreas protegidas do Lagamar é composto por 55 unidades de conservação (UCs), sendo 32 no Paraná. Compreende uma área de 1.622.168 ha, das quais 677.659 ha (42%) correspondem à porção marinha e 944.509 ha (58%) representam a porção terrestre. A região se destaca pelas belas paisagens naturais terrestres e marinho-costeiras, incluindo montanhas, estuários, ilhas e praias com florestas de planície e encosta, restingas, dunas e manguezais. Esta variabilidade de ecossistemas faz com que ocorram uma alta diversidade de espécies de fauna e flora, incluindo muitas espécies endêmica, muitas delas ameaçadas de extinção ou endêmicas. Ainda, abriga comunidades tradicionais caiçaras e indígenas, que mantém viva sua cultura local e conhecimentos tradicionais seculares.

Recomendar esta página via e-mail: