• Twitter
  • Facebook
  • RSS

Jardim Botânico de Londrina


Atrativos | Cadastro de Voluntários | Localização e Contato | Mais informações


Logo Jardim Botânio de Londrina

Histórico

Com mais de 1 milhão de metros quadrados de mata nativa, nascentes e rios, o Jardim Botânico de Londrina foi criado em março de 2006, pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Hoje é uma realidade devido a várias colaborações: ao Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), que cedeu um terreno de aproximadamente 70 hectares; à Associação Brasileira de Educação a Cultura (ABEC), que cedeu quase 21 hectares; e às famílias vizinhas Brito, Carbalall, Sant’Ana, Fecchio, Candoti e Kantor, pela doação de outros 20 hectares. 

O Jardim Botânico de Londrina é uma das mais importantes unidades de pesquisa e conservação de espécies nativas e exóticas no Paraná. O Jardim Botânico é um espaço voltado à proteção e cultivo de espécies silvestres raras, ameaçadas de extinção, ou econômica e ecologicamente importantes para a restauração e reabilitação de ecossistemas.

As doações permitiram a inserção de parte da bacia do Ribeirão Cafezal – manancial de abastecimento de Londrina – ao espaço de preservação.

O projeto tem como objetivo principal a busca de uma identidade arquitetônica integrada à natureza e foi concebido para permitir a construção por etapas.

Nesta fase, o Jardim Botânico teve patrocínio da Duke Energy Brasil, que viabilizou um programa de Educação Ambiental composto por trilha ecológica, vídeo educativo e outras ferramentas de educação.

Legislação

O Jardim Botânico de Londrina foi criado, no âmbito da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMA, através do Decreto nº 6.184, de 8 de março de 2006, com área inicial total de 73,5890 hectares, localizado no Município de Londrina, Estado do Paraná, conforme indicação em croqui que integra o presente Decreto. Em janeiro de 2007, através do Decreto nº 45,  foi declarado de utilidade pública para fins ambientais o JARDIM BOTÂNICO DE LONDRINA, criado pelo Decreto n° 6.184/2006.


Composição de Imagens

São finalidades do jardim botânico

  • Realizar intercâmbio científico e cultural com entidades nacionais e estrangeiras.
  • Desenvolver a pesquisa, a conservação, a preservação, a educação e o lazer ambiental.
  • Implantar e manter bancos de germoplasma de espécies exóticas e reserva genética de espécies nativas.
  • Realizar, de forma sistemática e organizada, registros e documentação de plantas.
  • Desenvolver ações e estratégias para promover a biodiversidade e o desenvolvimento sustentável.


Ícone Relógio Analôgico

Jardim Botânico de Londrina

horário de visitação

Quarta-feira a Domingo
das 9h00 às 19h00

 


Botanical Garden of Londrina

visitation hours

Wednesday through Monday
9:00 a.m. to 7:00 p.m.



Recomendar esta página via e-mail: